quinta-feira, 3 de maio de 2012

Hostess


Nascida nos Estados Unidos, a função tem conquistado o mercado comercial e social de todo o Mundo. É uma espécie de recepcionista de restaurantes, bares, eventos, festas ou discotecas.                                                                                                                                            Uma das vantagens da carreira é que não há restrições de idade e não precisa ser modelo para exercer a função. Mais do que beleza, é preciso talento e experiência para trabalhar com o público. E a profissão não é exclusiva para mulheres. Já não tanto em minoria também existem muitos homens com esta profissão, nesse caso são chamados de host.                   A profissão que tem ganhado visibilidade no mercado de trabalho é a de hostess, principalmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo. A Associação de Hostess e Recepcionistas do Estado de São Paulo (AHERSP) oferece cursos inéditos de formação para quem deseja entrar na área.                                                                                                                  Ser uma hostess ou um host, no caso dos homens, não é tarefa fácil. Além de saber receber bem, o profissional deve ser um mediador ente todos os departamentos do estabelecimento, sempre se preocupando com a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente. Ele funciona como a espinha dorsal, driblando eventuais problemas que ocorram com os demais funcionários da casa ou os clientes ou até mesmo, entre ambos, o que exige muita serenidade e bom humor.                                                                                                          Segundo pesquisa, a procura por profissionais dessa área tem aumentado muito e já desperta o interesse de hotéis, shoppings, mercados, joalherias, hospitais, além de bares, restaurantes, casas noturnas, feiras e eventos.                                                                              Somente em São Paulo, existem cerca de 90 mil estabelecimentos, conforme dados do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares e todos os dias a procura por este profissional qualificado tem aumentado consideravelmente.                                                                                  
Postura profissional
Mulheres:
• Maquiagem leve e discreta, unhas bem feitas com esmalte claro, cabelos preferencialmente presos ou semi-presos, vestuário, bijuterias, calçados e perfumes discretos.
 • Cuidar do uniforme e acessórios que serão determinados de acordo com a tipologia do evento.
Homens:
• Barba feita, unhas limpas e cortadas, cabelos curtos, sem tatuagens ou piercings aparentes, sem bijuterias, vestuário e calçados bem cuidados.
Comportamento:
• Não fumar, não mascar chicletes, não tomar bebidas alcoólicas, não estimular ou favorecer intimidade com o cliente.























Nenhum comentário:

Postar um comentário